HYIPs são Esquemas Ponzi

SCAMEstás familiarizado com HYIPs? Se não, muito provavelmente isso significa que ainda não estás exposto aos investimentos fraudulentos online, promovidos no Facebook e em outras redes sociais. Até existem uns aldrabões desesperados que até enviam spam para milhares de pessoas…

HYIP significa “High Yield Investment Program” ou em português, Programa de Investimento de Alto Rendimento. Parece qualquer coisa que o teu vizinho – com conhecimentos financeiros – iria recomendar-te, não é? Hmm… Nós gostamos da ideia de alto rendimento, certo? E só o facto de ser um “programa de investimento” até já dá alguma confiança. Eu quero entrar!

Não invistas dinheiro em HYIPs

Aqui fica a verdade, caros novatos em investimentos. Os programas de investimento de alto rendimento (daqui para a frente, chamados pela sua sigla), não são mais do que esquemas Ponzi bem disfarçados. Não existe programa de investimento, ao menos que conte com a grande quantidade de vítimas que “jogaram” o seu próprio dinheiro nesta fraude como investimento.

Nós, no fraude.pt já estamos fartos de ver várias pessoas a perder dinheiro, simplesmente porque entraram em investimentos fraudulentos e acreditaram que era um investimento legal ou uma empresa com um negócio legal. Por essa razão, decidimos dar-te a conhecer como funciona este scam.

A verdade sobre as HYIPs

Tu metes o teu dinheiro num HYIP. Baseado na quantidade de dinheiro que está a entrar nesta fraude, por outras pessoas como tu, tu podes obter um retorno no teu investimento. A uma certa altura, tu até podes tentar retirar os “ganhos” deste investimento fraudulento. Se tiveres muita sorte e fizeres isso no início, até podes chegar a receber o dinheiro. É claro que, se muitas pessoas fizerem isso, o HYIP vai colapsar muito mais rápido.

Os teus ganhos não são gerados através de qualquer investimento num negócio real ou nos mercados financeiros (Forex, Matérias-Primas, Ações, etc). São gerados através de outras pessoas que decidiram jogar ao jogo do Ponzi. De forma a continuar a entrar novos participantes, muitos desses HYIPs também vão oferecer ganhos fáceis a quem recrutar mais vítimas para o esquema. Tens que saber identificar Esquemas Ponzi!

Eventualmente, é claro, os criadores do HYIP decidem que já têm dinheiro suficiente e vão acabar com esta fraude com uma conta bancária recheada ou a entrada de novas vítimas vai diminuir até o ponto em que o HYIP não é mais sustentável. Entrará em colapso! Quem não saiu a tempo vai perder o dinheiro.

O que faz mais impressão de tudo isto, é que existem participantes que sabem que isto é  um Esquema Ponzi e mesmo assim estão a jogar este jogo. Estão dispostos a ganhar dinheiro com a ignorância de outras pessoas, que acreditam que estão numa empresa legítima.

Por isto tudo… os HYIPs não são um investimento. Além disso, é uma maneira fácil de enganar as pessoas. Ah… e todos estes “programas de investimento” são ilegais. Quer estejas a participar neste esquema com o interesse de ganhar dinheiro com a ignorância das outras pessoas ou estás “dentro” porque não investigaste antes o HYIP, o nosso conselho é o seguinte… SAI ENQUANTO PODES!