LibertaGia é uma FRAUDE – Golpe de visitar sites

fraude LibertaGiaA LibertàGià é uma fraude multinível criada por brasileiros que está localizada em Lisboa, Portugal. Este esquema em pirâmide decidiu usar Portugal como a sua base, depois de ter visto que o Brasil já não é mais um lugar seguro para criar este tipo de esquemas fraudulentos, onde prometem que os participantes vão ganhar rios de dinheiro ao comprar um pacote, cumprir a tarefa diária e partilhar a sua “religião” com outras vítimas para entrar no esquema. Apesar de não terem a sede no Brasil, têm milhares de membros do Brasil, pois este tipo de participantes é muito fácil de enganar, assim como participantes de países de língua espanhola onde o salário é baixo.

Para chegar em grande a Portugal e conseguir aliciar o máximo de vítimas a participar neste esquema fraudulento, a LibertaGia enviou um comunicado para vários sites de notícias portugueses. De um dos vários sites que caíram neste armadilha, destacamos o Público, que publicou uma notícia da agência de notícias LUSA com o título “Tecnológica brasileira investe 1 milhão de euros e cria 50 empregos em Lisboa“. Na verdade isto é uma fraude e não uma tecnológica. Uma das vantagens dos comunidados, é que os jornais e diários publicam coisas que nem verificam e, neste caso, acabaram por ajudar a lançar uma fraude.

Análise à LibertaGia

Não existe informação sobre quem são os donos deste esquema. Apenas sabemos que o presidente desta fraude é o Rui Salvador, um piramideiro que já promoveu no passado outras fraudes multinível, como é o caso da BBOM, e a maior parte dos “peões” que fazem parte da administração desta fraude são brasileiros. Para parecer que isto é a melhor empresa do mundo, no portal.libertagia.com usam a seguinte descrição:

LibertaGia Mondial é uma empresa internacional de tecnologia cujo objetivo principal é o desenvolvimento de aplicativos que vão resolver os problemas comuns na vida das pessoas. Queremos integrar a tecnologia necessária para que todos possam realizar atividades profissionais, pessoais e sociais num só local. Nós chamamos isso de utilidade!

Rui Salvador, o presidente da LibertaGia
Rui Salvador, o presidente da LibertaGia

LOL… até me ri, quando dizem que são uma empresa interancional de tecnologia em que o objetivo é desenvolver aplicações para resolver os problems comuns na vida das pessoas. Onde será que estão essas aplicações? Devem estar bem escondidas… porque o livebx ou o Easybarg são um FRACASSO! Ninguém usa e ninguém saber disso. Esse texto devia ser alterado para:

…. o nosso objetivo é iludir otários com a possibilidade de ganhar dinheiro fácil. Os antigos participantes são pagos usando o dinheiro das novas vítimas, porque nós não vendemos produtos e o livebx (e as outras porcarias) servem para enganar quem acredita no Pai Natal. Obrigado por nos darem o vosso dinheiro!

Ao procurar por mais informações sobre este esquema em pirâmide, descobrimos que em Portugal é gerida pela JoiadMirada Unipessoal Lda, com o NIF 509701191 e tem escritório no Parque das Nações. Além disso, também existe a LibertaGia Mondial Ltd que está registada nas Bahamas, onde possui apenas uma caixa postal… nada mais. As Bahamas são um paraíso fiscal muito usado para lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros e são cada vez mais usados pelas fraudes multinível.

Segundo o site de informações sobre empresas, o einforma.pt, a JOIADMIRADA UNIPESSOAL LDA tem um capital social de (apenas) 5.000€, possui 18 empregados e tem como dono o Reinaldo Moreira dos Santos Júnior (Reinaldo Moreira no Facebook). O mesmo site alerta que já foram realizados vários atos societários de alteração de sócio e renúncia/nomeação de orgãos sociais, além de considerar que esta empresa apresenta um Risco Elevado. No fundo do artigo, partilho o relatório da empresa JOIADMIRADA UNIPESSOAL LDA. Vale a pena ver!

Para te tornares num dos otários que pertence a esta fraude e dizeres no Facebook que és um empreendedor digital ou um empresário (LOL), estão disponíveis os seguintes pacotes:

  • Bronze – É grátis e paga $15/semana
  • Booster – Custa $399/ano e paga $25/semana
  • Silver – Custa $899/ano e paga $50/semana
  • Gold – Custa $1.599/ano e paga $100/semana
  • Platinum – Custa $2.999/ano e paga $200/semana
  • Visionary – Custa $5.999/ano e paga $400/semana

A esta altura a LibertaGia já está com problemas. O antigo diretor da LibertaGia, o Willian Gil, depois de vários meses a partilhar esta fraude e a ganhar dinheiro com isso, decidiu revelar a verdade. Mais vale tarde do que nunca! Os blogs Super Dicas e Tenho Dívidas já exposeram esta fraude onde partilham toda a verdade nos artigos FRAUDE LibertaGia desvendada e Fraude LibertaGia vai rebentar. Vale a pena ler ambos os artigos. Partilharam várias coisas interessantes, incluindo os vídeos do ex-diretor!

Existem vários participantes que ainda não receberam dinheiro, sem falar que muitos desistiram ou preferem não dizer com a esperança de alguma vez receber o dinheiro prometido.

  1. 100% Esquema em Pirâmide – Não existem dúvidas que é um esquema em pirâmide, onde a entrada de novos participantes é usado para pagar o retorno prometido aos antigos participantes. Quando o dinheiro começar a acabar, vão começar as manobras de diversão para tentar evitar que os antigos participantes retirem o dinheiro e também, para aliciar novas vítimas a financiar a fraude.
  2. LibertaGia News é só notícias copiadas de outros sites e usam Google Adsense – Não, não estou a mentir! Todas as notícias, mas todas mesmo, que são publicadas no site libertagia.com são copiadas dos principais sites de notícias em português, inglês e espanhol. A LibertaGia não tem direitos de autor sobre esse conteúdo e ainda usa o Google Adsense para ganhar dinheiro com o conteúdo produzido por outras empresas, sem a sua autorização.
  3. Tarefa diária consiste em visitar sites durante 90 segundos – A tarefa diária desta fraude consiste em aceder ao backoffice, ir à zona de tarefas, clicar em fazer a tarefa e o navegador web vai abrir uma nova aba com o site e… depois de 90 segundos basta introduzir um código captcha (  = aqueles códigos para verificar que és um humano). É simples não é! É simples demais e não dá dinheiro a este esquema.
  4. Esquema criado por brasileiros – Não é preciso ser esperto demais para entender que este esquema fraudulento foi criado por brasileiros e está a ser gerido por brasileiros. Depois da TelexFree e outras fraudes terem sido bloqueadas no Brasil, eles decidiram montar o esquema em Portugal. Este tipo de pessoas são safadas, mentirosas e ganânciosas demais. Por isso… tem muito cuidado!
  5. livebx e EasyBarg são um fracasso – O livebx e o EasyBarg foram dois sites criados para parecer que é uma empresa credível. O livebx é o cloud, mas quem é que vai pagar por esta “MERDA” quando existe a Dropbox ou o Google Drive de borla? Ninguém! Além disso ser um fracasso, ainda temos o site easybarg.com, que é uma cópia do OLX e Custojusto mas ninguém usa.
  6. Click Master é um fracasso e não gera retorno aos utilizadores – Quem percebe de criar sites e ganhar dinheiro online com blogs, sabe que o Click Master só foi lançado para manter a história que visitar sites durante 90 segundos gera dinheiro. Nenhuma empresa, webmaster ou blogueiro vai pagar para ter o seu site aberto durante 90 segundos. É que isso não gera retorno nenhum, ainda sobrecarrega mais o servidor onde está o site e vai resultar no bloqueio da conta do Google Adsense para o proprietário do site. Ou seja, não existem vantagens e é tão 1999!
  7. GiaGift é uma maneira de “comer” saldo – O GiaGift foi a maneira usada pelos aldrabões para “comer” créditos do backoffice com a ideia de dar prémios.

Agora que já sabes que isto é uma fraude e está perto a rebentar, é tempo de partilhares com os teus amigos, familiares e seguidores no Facebook. Conto contigo!

08/08/2015: Após a investigação do EL PAÍS, foi descoberto que a fraude LibertaGia enganou entre 1,8 a 3 milhões de investidores. Prometiam 350% de retorno anual, mas esse dinheiro vinha da entrada de novas vítimas e não havia qualquer negócio real.

Polícia Judiciária e a Justiça de Espanha estão a investigar o esquema em pirâmide, criado em Portugal e com uma empresa fantasma no paraíso fiscal Bahamas.

Rui Salvador e os seus cúmplices estão desaparecidos. Sem falar que, algumas semanas antes já tinham abandonado o escritório em Lisboa.

01/10/2015: O site de notícias obsevador.pt publicou uma investigação à fraude LibertaGia.