Nova Fraude dos Empréstimos no Facebook – Conhece a nova estratégia dos Burlões

Fraude empréstimos facebookSe pensavas que os burlões por detrás da burla online dos empréstimos falsos em comentários no facebook tinham desaparecido, estás bem enganado. Estão de volta. A nova estratégia dos burlões é usar várias páginas do facebook e sites para atrair novas vítimas. Todos os sites têm em comum informação falsa e texto com erros de português, traduzidos no Tradutor do Google.

Foste enganado? Denuncia a fraude à Polícia Judiciária. Não tenhas medo de ameaças.

A maior parte das vítimas são pessoas com dificuldades financeiras, pouca experiência em fraudes online e precisam de um crédito rápido barato. São facilmente iludidas pelos burlões e acabam por transferir dinheiro para “Mulas de Dinheiro”, pensando que estão a pagar comissões. Não existe empréstimo!

Versão 2.0 da Burla Online dos Créditos no Facebook

O gangue de burlões dos créditos falsos no facebook está novamente aí. Mudaram de tática, porque o facebook começou a bloquear comentários suspeitos e os seus perfis falsos. Eles não desistem, porque estão conseguindo roubar dinheiro.

A burla online continua a mesma. Só mudaram a maneira como chegam até ás vítimas e conseguem o primeiro contacto.

Prometem Crédito Rápido e Fácil, com taxas de juro de 2% ou menos, para angariar novas vítimas.

A atualização do algoritmo do facebook está a ter bons resultados, no entanto, os burlões encontraram uma maneira de dar a volta. Em vez de publicarem comentários com perfis falsos, criaram múltiplas páginas do facebook e uma publicação para o site dos créditos falsos. As novas vítimas preenchem o formulário e voilá, os burlões conseguiram os dados de mais 1 vítima para roubar o dinheiro.

Os burlões agora pagam por publicidade no facebook.

O nome das páginas é genérico, usam imagens copiadas da Internet e o texto é traduzido no Google Translator de Francês para Português. Por isso, algumas frases não fazem sentido.

Mesmo assim, muitas pessoas são enganadas. Mais abaixo deixo algumas das provas que recebi, de vários leitores, a alertar para esta burla.

Esta imagem é um dos muitos anúncios pagos no facebook, dos burlões.  É da página Financiamento entre indivíduos. Podes ver que o texto indica logo que não são portugueses, porque nenhum português ou empresa portuguesa iria escrever dessa forma. A imagem, é copiada da Internet, do site de venda de imagens Gettyimages.

Exemplo dos anúncios da Burla online dos Empréstimos falsos no Facebook

Este anúncio foi mostrado só a pessoas com interesse em Banco Online (Online Banking) e com mais de 19 anos, a viver ou que estiveram em Portugal.

Exemplo dos anúncios da Burla online dos Empréstimos falsos no Facebook

Outro anúncio e mais erros.

Os burlões prometem crédito pessoal rápido até 800.000€. No setor de Créditos Pessoais não existem créditos deste tipo até esse valor. É logo um erro que chama a atenção. Anúncio demasiado genérico e sem informações.

Exemplo dos anúncios da Burla online dos Empréstimos falsos no Facebook

O anúncio tinha como público-alvo pessoas entre os 25 e 55 anos a viver em Lisboa.

Exemplo dos anúncios da Burla online dos Empréstimos falsos no Facebook

 

Outro anúncio do facebook que pertence ao mesmo gangue de burlões. Texto cheio de erros e sem sentido. Texto foi traduzido de Francês para Português no Google Translator.

Exemplo dos anúncios da Burla online dos Empréstimos falsos no Facebook

Para que mais pessoas não sejam vítimas deste gangue de burlões, nesta lista podes encontrar vários sites ou páginas do facebook que encontrei e estão a ser usadas pelo gangue:

♦ Páginas FB / Sites do gangue da burla dos créditos – início ♦ 

  • Financiamento entre os indivíduos (link) e www.express-credi.com
  • Servico de emprestimo pt (link) e servicodeemprestimo.jimdo.com
  • Empréstimo e financiamento rápido (link)
  • Obter um empréstimo em 24 horas (link) e credito24.wixsite.com
  • Credito Pessoal (link) e creditopessoal-pt.com
  • Crédito Pessoal Rápido (link) e creditorpd.com
  • Mutuo-Credito (link) e mutuocredito.com
  • Servicos De Credito (link) e servicos-de-credito.com
  • Porto-Offerta (link) e porto-financas.jimdo.com
  • mutuosintercontinentais.com
  • É rápido (link) e creditopessoal.0rg.fr
  • DCC Credito Cooperativo (link) e dcc-credito-cooperativo.com

♦ Páginas FB / Sites do gangue da burla dos créditos – fim ♦ 

Como não é fácil entrar em contacto com o facebook, os burlões estão safos por algum tempo. Essas páginas só serão fechadas se tiverem bastantes denúncias por fraude ou a pedido da justiça.

Como funciona a burla dos créditos no Facebook?

De uma forma muito resumida, a burla dos créditos rápidos no facebook criada por um gangue de burlões originários de África, funciona da seguinte maneira:

  1. Os burlões usam páginas do facebook, com um link para o site com o formulário. Pagam para mostrar essa publicação ao público-alvo.
  2. As novas vítimas deixam um comentário na publicação ou preenchem o formulário de contacto do site. Desta maneira, os burlões conseguem os dados das vítimas e seguem para os próximos passos.
  3. Os burlões entram em contacto com as vítimas. Enviam um contrato falso com vários erros de português, com o intuito de fazer com que as vítimas acreditem ser tudo verdade. As vítimas têm que enviar os contratos preenchidos.
  4. Pedem que as vítimas depositem dinheiro em contas bancárias de “Mulas de Dinheiro” ou por outros métodos. Os burlões dizem que o dinheiro são comissões do crédito, mas como é claro, é tudo mentira.
  5. Pedem ainda mais dinheiro. Como os burlões viram que a vítima caiu no esquema, pedem ainda mais dinheiro. Desta vez, ameaçam a vítima.

Se foste uma das pessoas enganadas, entra em contacto o mais rápido possível com o teu Banco e apresenta queixa na Polícia Judiciária. Não tenhas medo, porque não te vão fazer nada.

Partilha este artigo com outras pessoas, para que ninguém seja mais enganado por este gangue de burlões da África!