Publicidade

Anúncios Fake News Bitcoin de volta, com páginas Facebook hackeadas

Fraude fake news bitcoin continua Paulo Portas

O grupo de crime online que está por detrás dos anúncios com Fake News Bitcoins com mentiras sobre Paulo Portas, Cristina Ferreira e outros famosos portugueses, que durante anos defraudou milhares de pessoas em toda a Europa está de volta. Durante esta pequena pausa, dos anúncios com fake news, continuaram a burlar portugueses online através dos anúncios de investimento de 250€ nos CTT, Tesla, Amazon e outras empresas conhecidas.

Desta vez, estão de volta com um método mais sofisticado. Usam páginas do facebook de cantores, atores, filmes e de outras áreas, que têm a marca azul ✅ a confirmar que é uma página de confiança. Essas páginas foram hackeadas. Este grupo criminoso descobriu a password de algum dos administradores da página do facebook, entrou na sua conta e adicionou várias contas dos membros do gang à página como administrador.

Se viste alguma dos anúncios ligado a este esquema fraudulento, denuncia logo e avisa os donos da página que foram hackeados.

Publicidade

Como Funciona os Anúncios Fake News Bitcoin em 2022

O esquema das fake news bitcoin continua a funcionar exatamente da mesma maneira como sempre funcionou. No artigo Paulo Portas é a nova vítima dos Anúncios Fake News Bitcoin está explicado como. Está na hora dos reguladores agirem depressa e colocarem um fim neste esquema, que é tão simples de acompanhar e de seguir, porque é possível seguir o rasto do dinheiro.

É desta forma que o esquema funciona:

  1. Publicam anúncio com mentiras no Facebook / Instagram
  2. Potencial vítima é redirecionada para uma página com mentiras e a foto de famosos portugueses
  3. Ao clicar em qualquer lado no passo 2, é mostrado o formulário para abrir conta
  4. Ao preencher o formulário anterior, é redirecionado para a página de uma das corretoras ligadas ao esquema
  5. Alguém do Call Center vai ligar, fazer com que deposite os 250€ e ao longo das próximas semanas criar uma série de táticas para forçar a depositar ainda mais dinheiro ou dar acesso à sua conta bancária

Durante estes anos de existência deste esquema, foram tantas as corretoras usadas para defraudar as vítimas e roubar milhões de euros. A GMO Trading que mais tarde mudou de nome para ROInvesting, a OBRinvest e a EverFX e recentemente a LiquidityX. Não só foram usadas corretoras que não tinham licença, como também foram montadas corretoras com licença CySEC, para dar credibilidade, cujo único propósito foi conseguir movimentar grandes quantidades de dinheiro, sem parecer suspeito demais. Inclusive algumas patrocinaram clubes de futebol, para parecer legítimo.

A nova tática para continuar a publicar anúncios no Facebook e Instagram deste grupo criminoso online, que roubou até aos dias de hoje milhões de euros, consiste em hackear páginas do facebook e adicionar os membros do gang como administrador, para publicar anúncios. A página do artista Kelley James é um dos exemplos:

Página do artista Kelley James foi hackeada e está a ser usada para publicar anúncios fake news bitcoin com Paulo Portas

Ao aceder à parte da transparência da página é possível ver que foram adicionados dezenas de administradores e que alguns dos administradores são de países de língua portuguesa, por essa razão, os textos não contêm erros de português ou não parece que foram traduzidos no Google Tradutor.

Localização membros do Gang Fake News Bitcoin

Ao aceder à biblioteca de anúncios publicados na página hackeada, é possível ver que no dia 31/10/2022 foram publicados anúncios direcionados para a Letónia, Holanda e Portugal. O anúncio do Paulo Portas inclui várias variações de texto, sendo que numa usam o texto “Milhares usam caixas eletrônicos após entrevista exclusiva com Paul Portas“, o que indica que provavelmente os administradores do Brasil escreveram o texto e estão a acompanhar as vítimas.

Anúncios fake news publicados pelo gang na página hackeada de Kelley James

O mais certo é que tenham criado anúncios para outros países, além dos que é possível ver acima, mas ainda não tenham sido aprovados pelo facebook ou não foram publicados. Como este gang tem anos de experiência, sabe bem quais são as palavras que podem usar e que os anúncios são publicados automaticamente. Só se tiver palavras como “criptomoedas” ou outro tipo de red flag, é que é necessário ser revisto manualmente.

Como este Gang Rouba

Ao clicar no anúncio com mentiras publicado no Facebook ou Instagram, como mostra a imagem abaixo, a potencial vítima é redirecionada para uma página cheia de mentiras. Mas, mentiras tão absurdas que enganam centenas de pessoas, porque usam a imagem de famosos e promessas de ganhos fáceis.

Página do artista Kelley James foi hackeada e está a ser usada para publicar anúncios fake news bitcoin com Paulo Portas

Ao clicar no anúncio acima, a potencial vítima é redirecionada para uma página cujo tema é um clone do Jornal de Notícias. Como esta página tem funcionado muito bem desde o início do esquema, continuam a usar ainda nos dias de hoje. Esta é a página com fake news:

Página fake news de Paulo Portas e Cristina Ferreira

Ao clicar em qualquer parte na página, a potencial vítima é enviada para o formulário de registo no esquema. O gang vai ficar com esses dados para criar o registo na corretora money-mule associada ao esquema e também para lhe telefonar do call center.

Formulário de captura dos dados das vítimas

Depois de preencher o formulário com os seus dados e telemóvel, vais ser redirecionado para a página Bitcoin360ai ou outro nome parecido, em que fazem vários perguntas e independentemente da resposta dado, vão dizer que estás qualificado. Para tornar tudo credível, tem um vídeo em que várias pessoas mostram falsos comprovativos para que acredites que alguma vez vais ganhar dinheiro.

Página com falsos testemunhos

Ao clicar em VÁ PARA A SUA CONTA, a potencial vítima vai ser redirecionada para uma das corretoras associadas a esta burla online. São várias as corretoras que usam. Uma das corretoras mais usadas, é a LiquidityX, que é exatamente um clone da EverFX, OBRinvest e ROInvesting.

LiquidityX, uma das corretoras usadas na fraude fake news bitcoin

Estas são as corretoras money-mule usadas por este grupo criminoso para receber o dinheiro das vítimas que são defraudadas:

liquidityx .com
morganfinance .trade
cmtpro .com
world-trader365 .com
acerfinance .co
importcapital .cc (Incendiary Group LTD , 2021/IBC00031, 8 Copthall, Roseau Valley, 00152 Commonwealth of Dominica)
plus5-trade .com

(os endereços acima têm espaço para que não sejam convertidos automaticamente num URL)

Se foste uma das vítimas desta fraude, apresenta a tua queixa na Polícia Judiciária e na CMVM. Não tenhas medo de apresentar queixa, pois se não o fizeres o esquema vai continuar a burlar centenas de pessoas.

Publicidade