Burlões continuam a Promover Fraude Gratorama com Anúncios Falsos no Facebook

Fraude Gratorama ExpostaOs anúncios do Facebook com fake news sobre o tal milionário Luís Albuquerque (que não existe) estão de volta. Desta vez, tiveram que mudar o modus operandi para ultrapassar as mudanças no algoritmo do facebook para detetar estes esquemas. As novas provas mostram que o grupo de burlões por detrás das fake news do Milionário da fraude Gratorama é o mesmo das fake news de famosos portugueses a redirecionar para os sites Bitcoin Profit, CryptoTrader, Crypto Revolt, Profit Bitcoin, BitcoinTrader, Bitcoin Code, Bitcoin Era, Immediate Edge, entre outros nomes que usam. Os burlões são criativos!

Dado que conseguiram enganar muitas pessoas até agora e o mais certo é que devem ter recebido muito dinheiro das vítimas, estão de volta com as fake news.

Este grupo de burlões de fake news está de volta com mais páginas do facebook e novos anúncios que captam a atenção dos Portugueses. Mas, desta vez, descuidaram-se revelando que são os mesmos responsáveis por detrás de outros anúncios com fake news.

A Fraude Gratorama Exposta

É importante que saibas que nenhum Burlão gosta de gastar dinheiro. Tudo o que fazem, é para receber muito dinheiro das suas vítimas. Por isso, se estão de volta, é porque conseguiram enganar muitas pessoas e querem enganar mais, porque nunca estão satisfeitos até serem apanhados em flagrante ou não conseguirem mais publicar anúncios para os sites com fake news.

O texto e a imagem usado no anúncio do facebook com fake news continua praticamente o mesmo.

Desta vez, alojam os sites do esquema no squarespace.com, porque o algoritmo do facebook pensa que é credível o site e é mais fácil de ter anúncios aprovados para páginas de fake news. O mais certo é que a Squarespace ainda não saiba, mas assim que souberem devem bloquear a conta.

Anúncio da fraude Gratorama com o falso milionário Luís Albuquerque

Alojar os sites com fake news no Squarespace também tem outra vantagem para este grupo de burlões, não precisam de registar dezenas de domínios novos todos os meses. Assim que o facebook bloquear, basta mudar o nome do subdomínio. Por exemplo, se era teste1.squarespace.com mudam para olamundo1.squarespace.com.

Ao clicar no anúncio da imagem acima, as potenciais vítimas são redirecionadas para a mesma página falsa do Mundoaominuto, que é um copy-paste do site de notícias Noticiasaominuto. As mentiras são as mesmas.

Página com fake news da fraude Gratorama e do falso milionário Luís Albuquerque

O texto (ou seja, as mentiras) da página continua o mesmo. Dizem que pessoas ganharam milhões, mas os únicos a ganhar dinheiro são os criadores do esquema, que ficam com todo o dinheiro.

Texto da página de fake news da fraude gratorama

Ao clicar em qualquer link, imagem ou botão, as potenciais vítimas são redirecionadas para página de registo do site da fraude Gratorama, onde tem duas imagens retiradas da internet, onde supostamente indicam que são dois vencedores de 200.000€, mas o falso cheque tem outro valor. Nem a mentir se sabem.

Site da fraude Gratorama

O grupo de burlões descuidou-se.

Os anúncios do facebook com fake news com Portugueses conhecidos + Bitcoin, também redirecionam agora para sites alojados no Squarespace. A imagem abaixo da página com fake news do Crypto Revolt comprova que os burlões são os mesmos.

Crypto Revolt revela que grupo de burlões também está por detrás da fraude Gratorama

Além desta mudança, de passar agora a usar os sites com fake news em subdomínios subdominio.squarespace.com, o esquema continua praticamente o mesmo.

A página que promoveu o anúncio do facebook acima, foi criada alguns meses antes e têm partilhado artigos de vários sites, só para não ficar numa página fantasma e enganar o algoritmo do facebook.

Página do facebook fantasma dos burlões da fraude Gratorama

Ao aceder aos detalhes da página, é possível ver que publicaram vários anúncios. Sabem que o tempo entre publicar o anúncio e ter a conta banida é rápido, por isso, querem chegar ao maior número de potenciais vítimas.

Anúncios publicados na página do facebook fantasma dos burlões da fraude Gratorama

Sempre que veres um anúncio do facebook com fake news deste grupo de burlões deves denunciar. Só desta maneira, é que o facebook vai agir e banir mais rápido os anúncios.

Como denunciar anúncios do facebook?

Sempre que veres anúncios do facebook que são de burlas online, fraudes, deves denunciar. Para denunciar o anúncio deves clicar nos três pontos e clicar em Denunciar anúncio.

Como denúnciar anúncios facebook

Vai abriu uma janela com várias opções. Deves escolher a mais certa. Neste caso, podes usar Enganador ou fraude ou Notícias falsas. Depois de clicar na opção, envia a denúncia.

Como denúnciar anúncios facebook

O facebook vai confirmar que recebeu a tua denúncia.

Como denúnciar anúncios facebook

A tua denuncia é importante, porque vai fazer com que a equipa de Análise do Facebook analise o anúncio e tome uma decisão sobre o mesmo. Se houverem várias denúncias, vão ser obrigados a retirar imediatamente o anúncio do ar.