Como identificar uma FRAUDE disfarçada de Marketing Multinível

Esquema em PirâmideJá alguma vez ofereceram-te uma maneira de “ganhar dinheiro fácil” ou “rendimento online” ao trabalhar em casa? Os Esquemas em Pirâmide disfarçados de Marketing Multinível (MMN), são fraudes promovidas através das redes sociais, anúncios online, apresentações, conferências em hotéis, reuniões em cafés, conferências online, brochuras e outros métodos usados pelos aldrabões, para tentar conseguir aliciar o máximo de pessoas que não percebem do assunto, para entrar no esquema fraudulento.

Num negócio multinível, tu és pago pela venda de produtos ou serviços, que tu e as pessoas abaixo na tua rede (downline) venderam. Contudo, existem vários Esquemas em Pirâmide disfarçados de Marketing Multinível – um tipo de fraude onde os participantes ganham dinheiro exclusivamente através do recrutamento de novas pessoas para participar no esquema.

Passos para identificar um Esquema em Pirâmide

Num esquema em pirâmide, o dinheiro dos novos participantes é usado para pagar as comissões de recrutamento e o dinheiro prometido aos antigos participantes. O Brasil e os EUA, são dois dos países onde as autoridades estão cada vez mais a bloquear várias empresas, por serem um Esquema em Pirâmide (também conhecido por Esquema Ponzi). Por essa razão, já são várias as empresas com um modelo de negócios fraudulento, que estão a ser registadas noutros países ou em paraísos fiscais (zonas offshore).

  1. Não tem um produto ou serviço genuíno – O Marketing Multinível envolve a venda de um produto ou serviço a pessoas que não estão dentro desse esquema. Tem cuidado quando não existe um produto a ser vendido, a venda é pura especulação ou o seu preço é exagerado.
  2. Promete um retorno elevado a curto prazo – Fica longe das promessas exponenciais de retorno ou “ficar rico rápido”. Retorno elevado e dinheiro rápido em MMN só quer dizer uma coisa, o dinheiro está a ser pago usando o dinheiros dos novos participantes, em vez dos lucros gerados pela venda dos produtos – porque não existe um lucro real.
  3. Dinheiro fácil ou Rendimento Passivo – Desconfia se for oferecido uma compensação em troca de pouco trabalho, como a realização de pagamentos, recrutamento de outras pessoas e a colocação de anúncios.
  4. Não mostra documentos dos lucros da venda dos produtos – Pede para ver documentos financeiros, como documentos de contabilidade certificadas por uma empresa independente, mostrando que a empresa gera lucros da venda dos seus produtos e serviços a pessoas fora do negócio.
  5. Recompra necessária – O objetivo de um negócio multinível é vender produtos. Tem cuidado quando é necessário por um pacote para fazer parte da empresa, mesmo que o pagamento seja só uma vez ou todos os meses (por ex.: 100€ ou 100€/mês).
  6. Estrutura de comissões complexa – Desconfia se o pagamento de comissões não estiver relacionado com os produtos e serviços que tu e os teus recrutados vendem a pessoas fora do negócio. Se não entendes como estás a ser compensado, tem cuidado.
  7. Foco no recrutamento – Se um negócio está 100% focado no recrutamento de outros participantes para o pagamento de uma taxa de adesão, então é sem dúvidas um Esquema em Pirâmide. Desconfia se receberes mais compensações por recrutar novos participantes, do que pela venda de produtos.

Sempre que alguém vier dizer que a empresa X, Y ou Z é a melhor coisa do mundo e podes ganhar dinheiro fácil, a melhor coisa é ter cuidado e não “investir”. O mais certo é que seja uma fraude e, o teu amigo, familiar ou desconhecido, só quer que entres para ele ganhar a comissão de aliciar mais uma pessoa e, muito provavelmente, vai vender os dólares do backoffice a ti, pois é a única maneira dessa pessoa retirar o dinheiro dessa fraude, isto é, enganando outras pessoas.

Nestes últimos meses, várias fraudes foram bloqueadas ou ficaram sem dinheiro, são os casos da TelexFree, da Wings Network, Luvre e outras.