E-Dinar é uma FRAUDE – Golpe das Criptomoedas!

E-DINARA E-DINAR é sem dúvidas um esquema Ponzi. É mais um golpe que se aproveita da popularidade da criptomoeda Bitcoin, para dizer que tem uma moeda virtual, a EDR, que vai valer fortunas e %$”#$!&. É aquele texto e as promessas típicas dos esquemas fique rico rápido que já estou farto de ouvir dos mesmos burlões de sempre. Parece aqueles anúncios das p*tas, que dizem que é a primeira vez e já estão mais rodadas que a rotunda do Marquês de Pombal.

Prometem tudo, mas quando chegar ao momento ninguém vai receber o dinheiro, os pontos EDR vão valer 0€ ou só os do topo é que vão receber. Mas, tem muito mais. Alguns recrutadores dizem ser marketing multinível, mas lá no fundo, é um HYIP / esquema Ponzi. A E-Dinar (EDR) e a EDR Coin são dois golpes num só!

Análise E-Dinar

A E-Dinar é o típico HYIP / esquema Ponzi, criado no mês de novembro de 2015, que aproveita a popularidade do Bitcoin, para criar um golpe financeiro, com a promessa de ganhos de 20% ao mês e comissões insustentáveis por recrutar novas vítimas.

Todos os esquemas Ponzi prometem ganhos elevados e comissões ainda mais absurdas. Se não prometessem, ninguém iria entrar como é óbvio. Os esquemas alimentam-se de dinheiro e das vítimas!

Os golpes de criptomoedas são a nova tendência dos burlões que andam por aí disfarçados de profissionais de MMN, pensando que as pessoas ainda são burras de cair no mesmo guião. A OneCoin, a SwissCoin, a  Crypto888 e a E-Dinar são alguns desses golpes.

Depois de leres tudo o que tenho reservado para ti, na minha review à E-Dinar, de certeza que não vais ficar indiferente.

Antes de passares para o que interessa mesmo, tenho que te avisar que a E-DINAR, a EDR e a EDRCoin são coisas diferentes:

  • A EDR são os pontos Ponzi da E-Dinar. Não é uma criptomoeda. O logo é uma cópia da EDRCoin. É saldo de backoffice.
  • A EDRCoin é uma criptomoeda usada para ajudar o golpe E-Dinar. É o típico golpe pump and dump. Os donos criam várias transações com contas diferentes, subindo artificialmente o valor da EDRCoin e vendem tudo. Minutos depois o valor artificial tem uma queda enorma. Tem ligações à E-Dinar.

Só te peço uma coisa. Partilha este alerta da E-Dinar com outras pessoas.

Quem está por detrás da E-Dinar?

Não existe informação!

O burlão que criou este HYIP / esquema Ponzi não dá a “cara” pelo esquema por razões óbvias. É uma das caraterísticas mais comuns dos HYIPs que o site Forex PRO fala.

No canal oficial da E-Dinar no Youtube (link), no primeiro vídeo publicado a 18/11/2015, aparece uma pessoa de origem asiática que diz ser o Rudy. Não é o Rudy. É um ator pago no site fiverr.com!

Era bom demais para ser verdade. Se mentiram descaradamente e disseram que o ator pago (Ivannicholo no fiverr.com) era o Yong Rudy, imagina só o podre de mentiras que existe por detrás. Compara o vídeo da E-Dinar e o site fiverr.com. Custa uns 5 dólares um vídeo desses.

Prova como vídeo de Yong Rudy é um artor pago do fiverr.com
Prova como vídeo de Yong Rudy é um artor pago do fiverr.com. O ator chama-se Ivan. É o seu nome verdadeiro.

Também fizeram o mesmo com os vídeos de feedback. Foram ao site fiverr.com e pagaram por vários vídeos. É uma prática comum dos HYIPs.

Rudy ou Yong Rudy é o nome que encontrei associado à empresa fantasma registada numa caixa de correio na Inglaterra, com o nome Holders Cryptocurrency Service Center Company Ltd.

A empresa Holders Cryptocurrency Service Center Company Ltd com o número 9986651 é uma empresa fantasma registada na Inglaterra a 4 de fevereiro de 2016, na caixa de correio “100 Victoria St, Westminster, London, SW1E 5JL“. O Google é ideal nestas ocasiões.

Morada da empresa fantasma criada pelo golpe E-Dinar é uma caixa de correio. Existem 137 empresas registadas nessa caixa de correio.
Morada da empresa fantasma criada pelo golpe E-Dinar é uma caixa de correio. Existem 137 empresas registadas nessa caixa de correio.

O mais certo é que esta empresa fantasma foi criada não só porque todo o HYIP que se preze, hoje tem que ter uma empresa fantasma na Inglaterra para movimentar o dinheiro das vítimas, mas para criar a mentira que vão entrar na Bolsa de Valores em 2017. Não é o primeiro esquema Ponzi a usar essa estratégia falsa.

Mentira da entrada na Bolsa de Valores da E-Dinar. Uma das estratégias mais comuns dos esquemas Ponzi.
Mentira da entrada na Bolsa de Valores da E-Dinar. Uma das estratégias mais comuns dos esquemas Ponzi.

O registo da empresa fantasma (ver o PDF) mostra que só existem 2 ações. E, não as 5,000,000 ações que dizem ter no site e-dinar.io.

Empresa fantasma e as 2 ações. Não existem 5 milhões de ações.
Empresa fantasma e as 2 ações. Não existem 5 milhões de ações.

Toda esta coisa de entrar na Bolsa, o IPO 2017 da E-dinar, faz-me lembrar do golpe DFRF Enterprises. Os burlões diziam que ia entrar na Bolsa e já estava tudo tratado, mas a SEC revelou ser tudo mentira. Foi a mentira que tinham inventado para forçar as vítimas a investir mais dinheiro e a não retirar o dinheiro virtual.

Quem está por detrás da EDRCoin?

A EDRCoin (EDRC) é a moeda virtual, que na minha opinião é puro golpe. Não tem valor real. O seu valor artificial é manipulado, como os seus donos entendem.

E, o mais ridículo de tudo, é que para minerar tens que comprar EDRC e ele auto-minera com um custo de 10% por mês.

Charles Cheng e Marco Fernandez são apresentados como os fundadores da EDRCoin.

Os fundadores da moeda virtual com cotação artificial, a EDRCoin. Charles Cheng e Marco Fernandez.
Os fundadores da moeda virtual com cotação artificial, a EDRCoin. Charles Cheng e Marco Fernandez.

De Marco Fernandez não encontrei nada, além do seu perfil do linkedin (link), com 1 conexão apenas. Diz que fundou a EDRCoin em março de 2016.

Para Charles Cheng encontrei várias coisas. Além do perfil do linkedin de Charles Cheng (link), com 1 conexão e aparece que fundou a EDRCoin em setembro de 2015diferente da data de Marco, também encontrei o facebook e vídeos da E-Dinar onde aparece.

Charles Cheng no evento Cryptobit, criado pela EDRCoin.
Charles Cheng no evento Cryptobit, criado pela EDRCoin. (fonte: youtube)

A EDRCoin tem um site de Blockchain (blockchain.mn), embora as últimas transações sejam todas falsas. São valores gerados automaticamente pelo site por razões mais do que óbvias.

Vais entrar no site e pensar que existem muitas pessoas, quando a EDRCoin é em si um golpe pump & dump.

Site blockchain.mn mostra milhares de transações, mas são todas falsas. É código gerado aleatoriamente.
Site blockchain.mn mostra milhares de transações, mas são todas falsas. É código gerado aleatoriamente.

Associado à EDRCoin aparece, também, a empresa fantasma registada na Inglaterra Blockchain Secure Cryptocurrency Ltd com o número 09985058, registada no dia 3 de fevereiro de 2016 na morada “116 St Martin’s Ln, London, WC2N 4BD” e que tem como dono o Eric Fu.

Dados da empresa fantasma Blockchain Secure Cryptocurrency Ltd do golpe pump & dump EDRCoin.
Dados da empresa fantasma Blockchain Secure Cryptocurrency Ltd do golpe pump & dump EDRCoin.

Domínio e-dinar.io

O domínio e-dinar.io foi registado a 07/10/2015 e tem o WHOIS público, embora os dados não indiquem quem é o dono ou os donos.

WHOIS do domínio e-dinar.io.
WHOIS do domínio e-dinar.io.

Ao colocar a morada “12, Leboh Pudu, City Centre, 50050 Kuala Lumpur, Wilayah Persekutuan Kuala Lumpur, Malásia” no Google Street View, vi que é um edifício de lojas. O dono do esquema tem uma loja nesse prédio ou é uma caixa de correio.

Google Street View para a morada usada no WHOIS do domínio e-dinar.io
Google Street View para a morada usada no WHOIS do domínio e-dinar.io

Com uma morada do outro lado do mundo, o aldrabão que criou este esquema Ponzi sabe que nenhuma vítima vai visitar essa morada.

E-DINAR ≠ EDRCoin

A E-Dinar, a EDR (da E-Dinar) e a EDRCoin são coisas diferentes.

Se estás a ouvir falar deste esquema Ponzi pela primeira vez, é normal que os burlões tentem associar o nome da EDRCoin logo com a E-Dinar, e até dizem que é a moeda virtual deles. Nada disso!

A E-Dinar está relacionada com a EDRCoin, mas ambos são golpes. Ora, vamos lá entender melhor esta situação, começando pelo início, que passei várias horas a analisar o golpe.

Lê tudo novamente, para perceberes a confusão!

Primeiro, o HYIP / esquema Ponzi E-Dinar foi lançado em novembro de 2015. Essa é a data do primeiro vídeo, aquele acima do ator pago. Claro que só meses depois ficou conhecido, mas o início foi mesmo em novembro de 2015.

Inicialmente, quando a E-Dinar foi lançada, ainda não havia esta moeda virtual EDRCoin, que é puro golpe com valor artificial. Mas, voltando ao que interessa… as vítimas trocam dinheiro real por unidades EDR, ou seja, pontos Ponzi.

A EDR não é uma moeda virtual. São pontos Ponzi. É isso que dizem que vai te pagar 20% ao mês e comissões por recrutar.

Alguns sites em Russo de venda de saldo virtual mostram que a EDR (da E-Dinar) e a EDRCoin são coisas diferentes. O logo é o mesmo. Um é verde e outro amarelo.

Site Russo de troca de saldo virtual, mostra a EDR e a EDRCoin. Logo é praticamente igual.
Site Russo de troca de saldo virtual, mostra a EDR e a EDRCoin. Logo é praticamente igual.

A EDRCoin é uma moeda virtual puro golpe. O seu preço artificial é manipulado pelos burlões, para retirar o máximo de dinheiro das vítimas. Basta ver o gráfico que muitos burlões mostram para atrair novas vítimas.

Começou logo a 0.972949 dólares a 8 de abril de 2016, chegou aos 16.47 dólares e caiu nos dias depois para menos de 0.30 dólares. Olha para a capitalização de mercado…. é 0!!

Gráfico da EDRCoin mostra que moeda virtual é puro golpe. É um golpe Pump & Dump. Todos os dias tem quedas absurdas.
Gráfico da EDRCoin mostra que moeda virtual é puro golpe. É um golpe Pump & Dump. Todos os dias tem quedas absurdas.

O site edrcoin.com também não dá muita informação sobre a moeda virtual. As notícias da EDRCoin são spam de press releases.

Site EDRCoin não dá muita informação.
Site EDRCoin não dá muita informação.

E o Blockchain (blockchain.mn) deste golpe de moeda virtual apresenta informação falsa. O módulo “Last transactions” e o módulo acima, são códigos aleatórios. Não existem essas transações!

Site blockchain.mn mostra milhares de transações, mas são todas falsas. É código gerado aleatoriamente.
Site blockchain.mn mostra milhares de transações, mas são todas falsas. É código gerado aleatoriamente.

Este vídeo que anda a circular no YouTube deve tirar todas as tuas dúvidas e provar que o que disse acima é verdade.

Plano de Compensação da E-Dinar

A E-Dinar apresenta no site que a “E-DINAR currency volume” (EDR) paga 20% por mês. Essa é a promessa usada para aliciar novas vítimas.

Além dos 20% por mês que prometem pagar, também dizem que vão pagar comissões insustentáveis pelo recrutamento de novas vítimas para o golpe E-Dinar.  Prometem pagar comissões uninível pelo recrutamento até 7 níveis:

  • nível 1 (vítimas recrutadas diretamente) – 25%
  • nível 2 – 20%
  • nível 3 – 15%
  • nível 4 – 10%
  • nível 5 – 5%
  • nível 6 e 7 – 2.5%

Mas, tinha que haver um senão. Todos os esquemas Ponzi precisam de dinheiro, logo, as vítimas precisam de se qualificar para quem está no topo receber o dinheiro das vítimas. Os requisitos para se qualificar são:

  • nível 1 – investir pelo menos1 EDR
  • nível 2 – ter pelo menos 100 EDR na carteira E-Dinar
  • nível 3 – ter pelo menos 100 EDR na carteira E-Dinar e recrutar 5 vítimas, com cada vítima a investir pelo menos 100 EDR
  • nível 4 – ter pelo menos 100 EDR na carteira E-Dinar e recrutar 25 vítimas, com cada vítima a investir pelo menos 100 EDR
  • nível 5 – ter pelo menos 100 EDR na carteira E-Dinar e recrutar 125 vítimas, com cada vítima a investir pelo menos 100 EDR
  • nível 6 – ter pelo menos 100 EDR na carteira E-Dinar e recrutar 625 vítimas, com cada vítima a investir pelo menos 100 EDR
  • nível 7 – ter pelo menos 100 EDR na carteira E-Dinar e recrutar 3125 vítimas, com cada vítima a investir pelo menos 100 EDR

É grátis para se registar no site, mas para participar no esquema é necessário investir ao menos em 1 EDR.

Razões porque a E-Dinar é um HYIP

A E-Dinar é um HYIP, o nome usado para identificar este tipo de esquemas de pequena dimensão, que significa a mesma coisa que esquema Ponzi.

É um HYIP porque tem as seguintes caraterísticas, abordado em como criar um HYIP do ForexPro:

  1. Empresa fantasma na Inglaterra
  2. Nenhuma informação sobre o dono
  3. Meio de pagamento (Bitcoin, Perfect Money, Payeer, OKPAY, Payza, SolidTrustPay, advcash, NIX Money, Neteller, Yandex money e Qiwi)
  4. Vídeo de apresentação e feedback comprados no site fiverr.com

Não existem mais dúvidas!

E-Dinar é confiável?

Não!

Por tudo o que descobri, é óbvio que não é confiável. É igual a muitos dos esquemas Ponzi que já falei aqui, no blog FRAUDE.PT. Não precisavam de criar uma mentira assim tão grande ou de esconder os donos do golpe.

É uma questão de tempo até aparecer os problemas e mais avisos de fraude da E-Dinar e EDRCoin. A promessa de 20% de retorno por mês durante 2 anos, é a história criada para que as pessoas nunca retirem o dinheiro e multiplique-se como dinheiro virtual. Quando forem retirar, o dinheiro não existe mais!

Encontrei este vídeo que explica ao pormenor a E-Dinar. Vale a pena ver.

⇐ 9 de setembro de 2016 ⇒

Nestas últimas semanas muita coisa aconteceu com a fraude E-Dinar. Deixaram de pagar, a moeda virtual EDRCoin (com MARKET CAP de 0 dólares) chegou quase a 0 dólares e lançaram um clone da EDRCoin com o E-Dinar Coin (também, com MARKET CAP de 0 dólares).

A E-Dinar Coin (EDR) começou a negociar em dois exchanges de compra e venda de criptomoedas pouco usados e fáceis de manipular, com o valor manipulado de $459,88. Foi mais um Pump & Dump dos burlões! De $459,88 passou a mais de $2.500, que ficou por segundos, e hoje está a $0,62.

O vídeo do Forexpro explica isso tudo bem: