Como Denunciar FRAUDE em Portugal?

Denunciar fraudes Foste enganado ou conheces uma nova fraude, esquema em pirâmide, esquema Ponzi, scam, etc que está a ser promovido em Portugal? Denuncia! Não deixes que mais pessoas sejam enganadas e invistam dinheiro nessa burla.

É comum este tipo de esquemas ser apresentado como um negócio revolucionário, mas não o é! Prometem um retorno exageradamente alto, para que as pessoas invistam dinheiro usando as poupanças e peçam créditos pessoais no Banco, acreditando que algum vez vão receber o retorno. Tem cuidado!

A tua ajuda é essencial para o blog FRAUDE e também para que as autoridades portuguesas. Eu conto contigo, assim como muitas outras pessoas. Está na hora de acabar de vez com estas fraudes!

Passos para denunciar fraudes em Portugal

Desde que a TelexFree, aquela fraude multinível que enganou milhões de pessoas em Portugal e no mundo inteiro em mais de 3 mil milhões de euros, foi bloqueada no Brasil e nos EUA, que Portugal está a ser usado como o epicentro das fraudes.

Em poucos anos, Portugal foi o epicentro das fraudes marketing multinível Wings Network, Geteasy, LibertaGia, GooBets/Bewisetrader e outros esquemas.

E… parece que ainda não acabou. Infelizmente é a verdade!

Normalmente as fraudes estão disfarçadas de investimento ou de marketing multinível.

Portugal está a ser o país escolhido para criar fraudes. Nenhum esquema foi bloqueado por cá e a probabilidade é muito baixa. A Justiça de Portugal ainda não está preparada para isso, nem as vítimas têm coragem suficiente para denunciar.

Caso suspeites que estás perante uma fraude multinível, fraude financeira, esquema em pirâmide, esquema Ponzi ou scam, está na hora de denunciares.

1. Envia a denúncia para o blog FRAUDE.pt

Como já deves ter reparado, gosto de acompanhar o mundo das fraudes. Sou um apaixonado por analisar ao detalhe os supostos negócios revolucionários, que prometem dinheiro fácil.

Se descobriste mais algum negócio revolucionário que é assim tão duvidoso, fico a aguardar a tua denúncia através do formulário:

2. Avisa as Autoridades de Portugal

Além de enviar a denúncia da fraude até ao blog, recomendo que vás mais além e ajudes a combater esta nova praga, as burlas piramidais, que é a droga do século.

Envia a tua denúncia para as seguintes autoridades e entidades portuguesas:

  • Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (www.cmvm.pt)
    Rua Laura Alves, 4, 1050-138 Lisboa
    Telefone: 213 177 000
    Email: cmvm@cmvm.pt
  • Banco de Portugal (www.bportugal.pt)
    Apartado 2240, 1106-001 Lisboa
    Telefone: 707 201 409 (chamada paga)
    Email: info@bportugal.pt
  • Instituto de Seguros de Portugal (www.isp.pt)
    Avenida da República, 76, 1600-205 Lisboa
    Telefone: 808 787 787
  • Unidade Nacional de Combate à Corrupção Polícia Judiciária
    Rua Alexandre Herculano, 42A, 1250-011 Lisboa
    Telefone: 218 643 900
    Email: dciccef@pj.pt
  • Departamento Central de Investigação e Ação Penal – Ministério Público (simp.pgr.pt/dciap/denuncias)
    Rua Alexandre Herculano, 60, 1250-012 Lisboa
    Telefone: 213 847 000
    Email: correio.dciap@ pgr.pt

Além das autoridades e entidades portuguesas, também deves denunciar a fraude à associação de defesa do consumidor, a DECO.

Partilha isto, para que outras pessoas saibam como denunciar fraudes. Conto contigo!