Corre Perigo Online
Publicidade

Pedro Fernandes é a nova vítima dos Anúncios Fake News Bitcoin

Pedro Fernandes nova vítima fake news bitcoin

Desta vez, a nova vítima dos anúncios fake news bitcoin é o conhecido ator, locutor de rádio, guionista e humorista português, Pedro Fernandes. Se viste este ou outros anúncios semelhantes, DENUNCIA os anúncios falsos e nunca deposites dinheiro. É UMA FRAUDE! Parece mentira, mas não é. Esta burla online dura há anos e continuam a roubar dinheiro. Todos os meses usam a imagem de famosos para atrair vítimas, com as mentiras de ganhos fáceis. Este esquema foi denunciado em novembro de 2019 no artigo Burlões usam Anúncios Facebook com Fake News + Bitcoin + Famosos Portugueses, novamente a março 2020 em Anúncios Facebook e Instagram com Fake News Bitcoin continuam em 2020. Em 2020 usaram anúncios com o político Paulo Portas e em 2022 voltaram a usar novamente o Paulo Portas com páginas facebook verificadas hackeadas.

O crime compensa para esta máfia online. Não se sabe quanto dinheiro foi roubado das vítimas em Portugal, mas uma coisa é certa, se não fosse lucrativo criar este tipo de anúncios falsos para atrair vítimas e roubar o seu dinheiro, nunca iriam perder tempo. Estamos a falar de burlões online profissionais. Isto é o seu salário de milhares de euros ao fim do mês. Não são amadores. Sabem usar o “jogo psicológico”, para fazer que as suas vítimas entreguem milhares de euros com promessas.

Publicidade

Esquema Fake News Bitcoin com Pedro Fernandes Revelado

Embora à partida as mentiras sejam boas demais para serem verdade, as estatísticas mostram que cerca de 1 a 5% das pessoas expostas a scams como este, costumam ser enganadas e depois são manipuladas a entregar todo o seu dinheiro (incluindo poupanças). Aliás, é importante repetir que, se não fosse lucrativo para os burlões, nunca iriam gastar milhares de euros em anúncios no facebook e instagram. Custa dinheiro publicar anúncios.

Infelizmente, não existem detalhes, mas por experiência própria de anos, acredito que nenhum famoso tenha feito alguma coisa contra esta máfia online, embora seja possível deitar o site de forma legal em minutos.

Este é um dos anúncios com fake news publicados no instagram, que usa a imagem do famoso português Pedro Fernandes. Existem muitos mais a serem publicados no instagram, com várias contas. O tipo de anúncio é sempre semelhante, indicar que com 250€ é possível ganhar muito dinheiro. Embora seja mentira, a meio do esquema manipulam as vítimas a investir mais dinheiro.

Anúncio fake news bitcoin com Pedro Fernandes

Provas mostram que esta máfia online também está ligada aos anúncios 250 euros nos CTT, Tesla ou Amazon. De tempos em tempos, mudam os anúncios, para não saturar a Internet e fazer com que a conversão de novas vítimas baixe significativamente.

O vídeo abaixo mostra como funciona parte do esquema.

Basicamente, estes anúncios são apenas um meio para todo o esquema que fica concluído quando roubaram todo o dinheiro das suas vítimas e (as vítimas) fazem um acordo com os burlões para não denunciar. Parece algo contra, mas esta máfia é composta por burlões que sabem como manipular as pessoas. Estes são os passos do esquema:

  1. Anúncio com fake news e famoso a prometer dinheiro fácil. É o click-bait para atrair vítimas.
  2. Ao clicar, a potencial vítima é redirecionada para uma landing page com mentiras. Neste caso, editaram rápido a página e esqueceram de retirar a parte que Pedro Fernandes é o CEO da Tesla. Esta página costuma ter um formulário para registar o nome, email e telemóvel.
  3. Potencial vítima redirecionada para a página da corretora mula de dinheiro ou página a indicar que alguém vai telefonar. Normalmente, neste passo a potencial vítima é redirecionada para a página de depósito da corretora associada a este esquema, mas também é comum redirecionar para uma página com texto a indicar que alguém do call center vai telefonar – e dessa forma é mais difícil saber qual é a corretora mula de dinheiro no esquema.
  4. Burlão do call center identificado como Gestor de Conta contacta a potencial vítima. A potencial vítima é contactada e manipulada a investir 250 euros. Ao longo das próximas semanas este burlão vai tentar conhecer melhor a vítima, para criar um plano que incentive a vítima a depositar mais dinheiro, para tentar roubar o máximo de dinheiro possível. Vão sempre recomendar investir em CFDs e a usar bastante alavancagem, para fazer as vítimas perderem o dinheiro com maus investimentos, com swaps (a comissão de manter posições CFDs de um dia para o outro) e ainda margin calls. Como os CFDs são contratos por diferença, significa que a vítima está a negociar contra a corretora e como a corretora usada é uma fraude, vão fazer de tudo para a vítima perder tudo.

O tempo entre a vítima começar a investir e a perder tudo, vai depender se é fácil ou não de manipular. No início poderá demorar mais tempo, porque têm de conquistar a confiança da vítima, mas em média em 3 a 6 meses dão o golpe na vítima.

Uma das páginas com fake news bitcoin com o Pedro Fernandes continua online e pode ser acedida através do site mozygona .com. Se ainda continuar online, significa que estão a usar a sua imagem para atrair vítimas.

Página fake news bitcoin mozygona.com com Pedro Fernandes

Denuncia este esquema fraudulento. Se foste uma das vítimas, deves entrar em contacto com as autoridades. Quando mais denuncias tiver, mais será difícil para esta máfia continuar a enganar pessoa em Portugal.

Publicidade
Corre Perigo Online